empreendedorismo na escola
empreendedorismo

Todo ser humano nasce com o instinto de empreender, porém nem todos seguem a vocação. Isso acontece, em partes, por falta de incentivo e oportunidades que uma base sólida de educação poderia facilmente suprir.

No Brasil, o empreendedorismo e a vida acadêmica caminham em paralelo: não se encontram e tampouco se complementam, não permitindo que os empreendedores fossem bem capacitados para seguirem sem medo o chamado que ouvem internamente.

A carência de união dessas duas vertentes é tão pronunciada que, felizmente, já tramita no senado um Projeto de Lei (PLS 772/2015) que tem a intenção de inserir o empreendedorismo nos currículos acadêmicos dos ensinos fundamental e médio.

Além disso, o Projeto de Lei ainda garante que a disciplina seja usada como diretriz da educação básico, juntamente com a orientação para o trabalho.

Por que o empreendedorismo deve ser ensinado nas escolas?

 

De acordo com os dados colhidos pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em 2015, 52 milhões de brasileiros trabalharam na criação ou manutenção do próprio negócio. No entanto, o que se observa é que boa parte dessas pessoas não possuem qualificação para levar o empreendimento adiante.

Acredita-se que isso aconteça porque, embora com o instinto empreendedor, tais pessoas não possuem incentivo para começar seu próprio negócio desde os tempos de escola. Ter uma educação que esteja alinhada às exigências do mercado é fundamental para que os empreendedores sejam bem-sucedidos.

As características natas do empreendedor

 

As qualidades de um empreendedor, que são inerentes ao ser humano, também devem ser desenvolvidas durante a vida escolar. Empreender deixou de significar apenas a intenção de abrir um negócio próprio, muito mais está envolvido para ser um empreendedor de sucesso.

Hoje, quando se fala em empreender, refere-se a um conjunto de hábitos e comportamentos que são adquiridos e desenvolvidos durante toda a vida do indivíduo.

Mas, afinal, o que é preciso para ser um bom empreendedor?

 

·         Informação é poder

Antes de mais nada é preciso informação. A velha máxima que diz “informação é poder” é verdadeira no empreendedorismo, por isso, o bom empreendedor obtém todas as informações relevantes sobre o segmento que pretende ingressar. Na verdade, é preciso dominar a área em que vai atuar.

·         Organização de recursos

O bom empreendedor sabe organizar todos os recursos disponíveis para que possa se inserir no segmento de mercado desejado, sejam eles financeiros, materiais ou humanos. Um erro muito comum é misturar a renda da empresa com a renda pessoal, que pode levar o negócio ao fracasso rapidamente.

Se deseja ter um sócio, a escolha deste deve ser bem pensada e as expectativas, deveres e direitos de cada parte discutida à exaustão para que não haja diferenças de visão durante o desenvolvimento do empreendimento.

·         Coragem e perseverança

Os empreendedores são indivíduos que possuem visão além do alcance. Eles veem oportunidades onde outros enxergam somente obstáculos. Por isso, são dotados de coragem e perseverança para encarar o desconhecido e não se deixar abater pelas pequenas quedas ao longo do caminho que o levará ao sucesso.

 

Um bom empreendedor ainda possui eficiência, proatividade e liderança. Sabe ouvir e garimpar opiniões e ideias para que, ao subir, leve todos com ele. Essas são características que devem ser desenvolvidas durante a vida escolar e preparar as crianças para se tornarem empreendedores competentes no futuro.

Gostou deste artigo? Compartilhe e ajude mais pessoas a descobrirem mais informações sobre o empreendedorismo.

Aproveite e leia os outros artigos do Blog.

Um abraço,

Marcelo Langoni

Editor do Blog

 

Você também poderá gostar: Empreendedores que descobriram o marketing digital compartilham sua experiência e como estão ganhando dinheiro online a partir de casa

About the Author

Marcelo Langoni
Marcelo Langoni

Empreendedor Digital desde 2010 e um entusiasta das novas tecnologias, que viu no Marketing Digital a possibilidade de compartilhar sua visão sobre empreendedorismo, além de dicas e ideias sobre desenvolvimento de negócios online, com o objetivo de ajudar pessoas empreendedoras a desenvolverem negócios rentáveis e escaláveis. Proprietário e Editor responsável pelo Blog https://TrabalharemHomeOffice.com.

5 Comments

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


  1. Excelente texto! Hoje, a BNCC traz o Empreendedorismo como tema em todos níveis de ensino, transversalmente. Há ainda, cursos de educação profissional que Empreendedorismo é disciplina, como no caso do Instituto Professor Isaías em Santiago-RS, nos cursos técnicos de Contabilidade e de Informática, faz parte da matriz curricular.

    Abraços e sucesso no blog!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.