Dicas para Iniciar no Empreendedorismo e Marketing Digital

Olá, aqui é o Marcelo Langoni, editor do blog www.trabalharemhomeoffice.com

Este artigo tem o objetivo de compartilhar minhas dicas e experiência pessoal no empreendedorismo e no marketing digital.

Uma de minhas metas como empreendedor digital, é sempre aprender algo novo, que agregue valor real para as pessoas.

Estou feliz com a possibilidade de minha mensagem e dicas contribuírem para auxiliar outras pessoas no seu desenvolvimento como empreendedores digitais.

Essa frase do saudoso Ayrton Senna serve de inspiração e me motiva a prosseguir nessa jornada de empreendedor digital:

“Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá.”

 

Um resumo sobre quem sou eu e minha experiência no empreendedorismo e marketing digital:

 

Proprietário e Editor do Blog TrabalharemHomeOffice.com

Sou gaúcho e atualmente moro no sul de Minas Gerais – Brasil. Casado e pai de família. Sou militar da reserva e trabalhei por mais de 25 anos na área de comunicação social e relações públicas do Exército Brasileiro.

Como empreendedor e entusiasta das novas tecnologias, identifiquei no marketing digital a possibilidade de compartilhar minha visão sobre empreendedorismo, além de dicas sobre desenvolvimento de negócios online.

Em julho de 2010, depois de muitas pesquisas, encontrei o trabalho do Rogerio Job, um pioneiro do marketing digital no Brasil, que desde 1998 desenvolve negócios online e do qual comprei meu primeiro curso, o Renda Automática, que serviu de base para que eu iniciasse minha jornada como empreendedor digital.

Uma das primeiras lições que compreendi, é que se eu desejasse realmente aprender e ter acesso a informações úteis, que me ajudassem a evoluir nesse mercado, deveria buscar contato com pessoas que já estavam trilhando esse caminho a mais tempo, acompanhar seu trabalho e suas dicas.

Decidido a aprender, continuei minhas pesquisas e investi em mais alguns cursos, que me ajudaram a entender a importância de criar uma presença online, para construir autoridade e gerar valor para as pessoas.

Passei a acompanhar o trabalho de muitos empreendedores digitais, com quem aprendo todos os dias novas lições.

 

Parafraseando Albert Einstein:

“A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.”

 

Nesse mundo do marketing digital, nem tudo acontece tão rápido como a gente gostaria e os resultados podem demorar um pouco para aparecer, dependendo do quanto estamos comprometidos com o nosso sucesso.

 

Minhas primeiras vendas na internet:

Empreendedorismo-e-Marketing-Digital-por-Marcelo-Langon

Empreendedorismo-e-Marketing-Digital-por-Marcelo-Langoni

Pra você ter uma ideia, entre erros, acertos e procrastinação, demorei quase 1 ano pra fazer minhas primeiras vendas na internet, utilizando a estratégia do marketing de afiliados, que abordarei mais adiante neste artigo.

Tenha foco no que irá fazer e pergunte a si mesmo: porque eu quero ser um empreendedor digital? O que me motiva?

Mude o seu mindset, a sua forma de pensar as coisas.

Pense grande e reprograme sua mente para projetar uma vida melhor, na qual você se sinta realizado.

Como fazer isso?

Estude, leia livros, participe de eventos, ouça áudios e assista vídeos relacionados a área de desenvolvimento pessoal, empreendedorismo, educação financeira, programação neuro-linguística, marketing digital, comportamento do consumidor nas mídias sociais, técnicas de vendas, tendências de mercado, gatilhos mentais, dentre outros…

Quando tiver oportunidade, participe de eventos ao vivo, online ou presenciais, seminários, palestras ou cursos sobre assuntos ligados a área do seu interesse.

Com algumas pesquisas, você poderá encontrar muitos livros digitais e vídeo-aulas gratuitas na internet.

Esteja disposto a aprender algo novo e prepare-se para gerar valor para as pessoas.

Se você tem facilidade no idioma inglês, existem excelentes referências no mercado norte-americano, como Brendon Buchard, autor do livro “O Mensageiro Milionário”.

Jeff Walker, autor da Fórmula do Lançamento; Frank Kern; Tony Robbins, escritor e palestrante motivacional, um dos responsáveis pela popularização da Programação Neuro-lingüística; Dr. Robert Cialdini, autor do livro “As Armas da Persuasão”, que já vendeu mais de 2 milhões de cópias e foi traduzido em vinte e seis idiomas; dentre outros autores e empreendedores.

Recomendo também que pesquise e conheça o trabalho de profissionais como Rogerio Job, que foi meu primeiro mentor no marketing digital; Alex Vargas, que é autor de um dos cursos mais completos sobre marketing digital, o Fórmula Negocio Online (FNO), do qual, inclusive, eu sou aluno e recomendo para quem deseja realmente aprender a trabalhar de forma profissional na Internet. Para saber mais sobre o FNO aperte aqui.

Henrique carvalho, do ViverdeBlog; Edney Souza, do Interney; Conrado Adolpho, autor do livro Os 8 Ps do Marketing Digital; Seiiti Arata, Érico Rocha, que trouxe para o Brasil a Fórmula do Lançamento;

Martha Gabriel, Bruno Pinheiro, autor do livro Empreenda Sem Fronteiras; Sandra Turchi, Natanael Oliveira, Cris Franklin, Paulo Faustino, Michael Oliveira, Dani Edson, Fábio Umpierre, Charles Rezende, Professor Gustavo Freitas, Maicon Rissi, dentre outros, que são especialistas em marketing digital e empreendedores com uma visão muito positiva sobre esse mercado e estão literalmente transformando a realidade do marketing digital no Brasil e nos países de língua portuguesa.

Eles são responsáveis por mudar a forma de pensar de milhares de empreendedores e estou certo que poderão te ajudar nessa área.

O interessante é que eles compartilham muito conteúdo valioso, de forma gratuita.

 

Dica importante:

 

Evite ficar comprando um monte de cursos ao mesmo tempo. Quando chegar a hora de comprar um curso, estude o conteúdo e vá colocando em prática o que aprender, ok?

Lembre-se da necessidade de enfrentar e vencer um gigante por vez.

Se você está iniciando e ainda não tem muito capital para investir na sua formação, procure acompanhar os empreendedores que compartilham conteúdo de valor, que realmente ensinam alguma coisa útil.

Visite seus sites, blogs, se inscreva em seu canal no Youtube, curta a página no Facebook, se tiver, siga no Instagram, no Twitter, no Linkedin e, subscreva a lista de contatos para receber suas atualizações.

Aproveite para aprender com todas as dicas gratuitas, vídeos e livros digitais. Procure colocar em prática o que for aprendendo.

Ao longo desse processo, identifique possíveis mentores, cursos e materiais pagos que poderiam lhe ajudar na sua jornada como empreendedor.

Participe de grupos no Facebook, Linkedin, Whatsapp ou canais no Telegram e Discord que estejam relacionados a sua área de atuação e acompanhe os assuntos, as principais tendências, mantenha-se atualizado.

 

Agora, quero compartilhar com você como

fiz para construir meu blog atual:

 

Para construir meu blog, hospedado no domínio trabalharemhomeoffice.com, utilizei a plataforma WordPress que é a mais indicada para criação e gerenciamento de blogs e utilizada em grande escala pelos empreendedores e blogueiros profissionais.

Existem cursos gratuitos e pagos, que ensinam como você poderá configurar um servidor de hospedagem e a plataforma WordPress no seu blog.

Como exemplo, você pode fazer uma pesquisa no Google sobre o assunto: “como configurar o WordPress no servidor de hospedagem” e muitos vídeos gratuitos serão listados. Há também dicas em texto.

O WordPress tem funcionalidades e plugins que facilitam o trabalho a ser realizado na estruturação de um blog.

A versão atual e gratuita do WordPress, pode ser baixada no site www.wordpress.org.

A vantagem de utilizar a plataforma WordPress, é que você poderá contratar um servidor de hospedagem e registrar seu próprio domínio na internet, que será o endereço oficial do seu blog, com acesso e controle total dos seus arquivos e conteúdo.

A contratação do servidor de hospedagem e registro de domínio pode ser anual, o que barateia o custo final.

Existem excelentes opções de serviços de hospedagem, como Hostgator, Hostdime, Locaweb, Uolhost, dentre outras.

Eu utilizo e recomendo a Hostgator, que você pode conferir apertando aqui.

Na hora de escolher o nome de domínio do seu blog, tenha em mente qual o nicho de mercado que irá atuar ou você pode utilizar seu próprio nome, se não for trabalhar com um nicho específico.

Se for o nicho de saúde, procure definir um nome relacionado a essa área. O mesmo vale para outros nichos, como carros, beleza, alimentação, dieta.

Após iniciar a estruturação do blog, trabalhe na produção de conteúdo (artigos, posts, tutoriais, imagens, vídeos), com a ideia de compartilhar conteúdo de valor, podendo ser dicas e ideias que ajudem a resolver determinado problema dos seus leitores, que passarão a fazer parte da sua audiência.

A qualidade dos seus artigos e posts, aliada a um bom trabalho de SEO (Search Engine Optimization), que é a otimização de artigos com um bom título e palavras-chave, facilitará o ranqueamento do seu blog nas pesquisas dos principais buscadores como o Google, Bing, Yahoo, por exemplo.

Até aqui, falei sobre a ideia de construir um blog para começar a atividade de empreender online. Que foi a forma como eu escolhi começar, ok?

 

Uma dica valiosa:

Caso você encontre alguma dificuldade para escrever artigos, estruturar seu blog, ou criar um canal no Youtube de forma profissional, e tiver recursos financeiros disponíveis para investir em seu negocio online, recomendo que contrate freelancers especialistas para ajudar no que for necessário.

Uma ótima alternativa para encontrar esses profissionais é no www.workana.com.br/pt ou no www.99freelas.com.br

 

Agora, vamos ver como usar algumas estratégias para monetizar seu blog

Alguns empreendedores, iniciam no mercado de marketing digital e em pouco tempo, lançam um infoproduto próprio, que pode ser um livro em formato digital (e-book) ou um curso em vídeo-aulas.

Bom, essa é uma ótima forma de monetização online.

Porém, se você ainda não tem uma ideia ou um infoproduto prestes a ser lançado, pode optar pelo marketing de afiliados, que é também uma ótima alternativa de monetização.

No Brasil, as plataformas para produtores e afiliados mais utilizadas, são Hotmart, Eduzz e Monetizze.

Também existem diversos programas de afiliados que você poderá trabalhar, como Imagem Folheados, Lomadee, Clickbank, Hostgator, Hostdime, dentre outros.

Para exemplificar, vou mostrar como funciona a afiliação em uma das plataformas

Que eu utilizo desde 2011, a Hotmart.

Primeiramente, acesse o site www.hotmart.com e clique em cadastrar, preencha seus dados e clique em enviar.

Você receberá um e-mail solicitando a confirmação dos seus dados.

Após ter confirmado seu cadastro, acesse a área interna da Hotmart, verifique se seus dados estão corretos e conclua seu cadastro, caso ainda não tenha feito.

Após isso, no menu principal, clique na opção mercado e depois em buscar.

Observe que existem infoprodutos para vários nichos de mercado. Os “mais quentes”, estão em destaque na primeira página.

Antes de escolher promover um infoproduto, sugiro que conheça a página de vendas, para ver como está estruturada, se tem uma página de captura de e-mail dos contatos ou se vai direto para um vídeo de vendas, que lhe permitirá configurar sua própria página de captura de emails, usando um autoresponder, uma poderosa ferramenta que permite trabalhar com email marketing de maneira profissional.

Após decidir-se pelo infoproduto de sua preferência, clique em solicitar afiliação ou promover.

Após isso, retorne ao menu em produtos, depois clique em meus produtos e confira seus links de afiliado e os materiais promocionais.

Se o infoprodutor tiver disponibilizado banners, você poderá selecionar o código de incorporação e inseri-lo em uma área específica do seu blog, podendo ser na lateral, no cabeçalho, rodapé ou entre os seus artigos.

No caso do vídeo, uma boa estratégia é criar um artigo no formato resenha, explicando os benefícios do curso, livro ou ferramenta que está divulgando, e inserir o vídeo ao final do artigo, com uma chamada para ação como essa, por exemplo: “assista o vídeo e saiba o que outras pessoas estão falando desse produto”.

Se você é iniciante e ainda não sabe muito bem como fazer seu cadastro na Hotmart e buscar infoprodutos para promover, pra facilitar seu entendimento, eu vou mostrar esse passo a passo na tela do meu computador. (Você pode conferir esse passo a passo no vídeo abaixo, a partir do minuto 15:58 até 24:12)

Seguindo com as dicas…

Outra estratégia interessante que você pode usar para divulgar seus links de afiliado, é ter uma página no Facebook, que pode ser criada a partir do seu perfil pessoal, com a publicação de pequenos textos e imagens.

Em sua página você poderá compartilhar um pequeno texto com o link dos artigos que publicará em seu blog e também poderá divulgar pequenos textos indicando os cursos e infoprodutos que você é afiliado.

Se desejar ampliar a visibilidade dos produtos que promove como afiliado e aumentar as chances de fazer vendas, poderá optar pela publicidade paga do Facebook Ads, Instagram, Google Adwords, ou ainda links patrocinados do Uol, dentre outros.

Eu adquiri e recomendo o Método Turbo Tráfego, que ensina As Únicas 3 Coisas que Você Precisa pra Vender na Internet, que você pode conhecer apertando aqui.

Uma prática nociva para o seu negócio, é o spam, seja por email ou em grupos nas mídias sociais.

Não cometa esse erro.

Tenha em mente a importância de construir sua própria lista qualificada de contatos, preferencialmente com dupla confirmação, que é quando a pessoa se inscreve voluntariamente em sua lista e confirma que deseja receber suas mensagens.

Para isso, utilize uma isca digital, em um formulário de contato no seu blog ou página do Facebook, que pode ser um ebook ou vídeo gratuito, de sua autoria ou de algum dos infoprodutos que você está promovendo como afiliado, com conteúdo de valor.

Para que seus leitores e potenciais clientes tenham acesso ao material precisarão informar seu email em uma página de captura previamente configurada por você, no seu serviço de autoresponder profissional.

Uma vez capturado e confirmado o e-mail da pessoa, você terá permissão para enviar emails com dicas, brindes, ofertas especiais e promoções.

Nesse aspecto, é importante salientar a necessidade de uma sequência de emails para criar uma relação de confiança com sua lista.

Não fique tentando empurrar algum produto. Pelo contrário, envie emails com dicas e sacadas especiais para seus leitores.

Existem várias opções de autoresponders profissionais, com versões gratuitas e contatos limitados, e as versões pagas, para milhares de contatos.

Dentre esses, destacam-se Aweber, Mailchimp, Getresponse, Klick Mail, Trafficwave e o E-goi.

O Mailchimp tem uma versão gratuita até 2 mil contatos. Já o E-goi é gratuito até 500 contatos.

Outra forma de você conseguir tráfego orgânico e espontâneo para seu blog e passar a ser reconhecido no mercado de marketing digital, é gravar vídeos com dicas úteis sobre marketing, criação de blogs, ferramentas online, otimização de artigos, expondo sua opinião sobre determinado infoproduto ou resenhas dos infoprodutos que promove como afiliado.

Outra forma de monetizar seu blog, é se inscrever no Google Adsense.

Porém, leia atentamente as regras da plataforma, para não ter sua conta suspensa por violação das políticas do Google.

Uma sacada interessante, é manter contato com especialistas e outros empreendedores da sua área de atuação, para fazer uma entrevista em vídeo, que pode ser pelo Skype ou pessoalmente, se for possível, com o objetivo de compartilhar conteúdo de valor com sua audiência.

Ao encerrar este artigo, quero agradecer por sua atenção e por ter lido até o final.

Espero que minhas dicas sejam úteis e contribuam na sua jornada pessoal como empreendedor ou empreendedora digital.

Eu adoraria poder continuar compartilhando dicas úteis com você.

Se gostou deste conteúdo e considera que ele poderá ajudar outras pessoas, fique a vontade para comentar e compartilhar.

Saúde, foco, perseverança e muito sucesso pra você.

Um grande abraço,

Marcelo Langoni – Editor do Blog TrabalharemHomeOffice.com

About the Author

Marcelo Langoni
Marcelo Langoni

Empreendedor Digital desde 2010 e um entusiasta das novas tecnologias, que viu no Marketing Digital a possibilidade de compartilhar sua visão sobre empreendedorismo, além de dicas e ideias sobre desenvolvimento de negócios online, com o objetivo de ajudar pessoas empreendedoras a desenvolverem negócios rentáveis e escaláveis. Proprietário e Editor responsável pelo Blog https://TrabalharemHomeOffice.com.

2 Comments

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.